Tipos de Marketing: Conheça os 7 Principais e Suas Estratégias

As formas de fazer marketing vêm mudando conforme o tempo, seja pelo público [que ela almeja] estar sofrendo mudanças, ou para se adaptar às novas tecnologias. Seja qual for o motivo, é importante que conheçamos os tipos de marketing existentes e como e onde aplicá-lo. 

Dentre todos os tipos de marketing existentes, separamos os 7 principais para falarmos um pouco.

1- Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional (ou Marketing Offline) envolve todas as ações feitas por uma empresa fora da internet, como televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros. Este tipo de marketing abrange desde grandes anúncios veiculados no horário nobre da TV a pequenos panfletos distribuídos nas ruas.

Algumas das vantagens que o marketing tradicional oferece são:

– A Visibilidade: O alcance dos meios tradicionais ainda é muito grande, já que a maioria da população brasileira possui uma televisão em casa. Assim a marca ainda é mais vista por muitas pessoas.

– Público que atinge: Se o seu público-alvo for pessoas mais velhas, o marketing tradicional deve estar na sua estratégia, pois sua grande maioria não acessa a internet.

– O Alcance: Com o marketing tradicional podemos atingir locais sem acesso à internet, através de rádio, TV e meios impressos.

2 – Marketing Digital

O Marketing Digital reúne todas as ações de marketing de um negócio que acontecem no meio digital (blogs, sites, redes sociais e outros meios digitais) e entre todos os tipos de marketing este é o mais famoso e também o mais abrangente, já que pode ser dividido em vários outros nichos, como marketing de conteúdo e marketing de redes sociais. Seu objetivo é o mesmo do marketing tradicional: suprir as necessidades do público alvo, a lucratividade, mas voltado para o meio digital.

É de extrema importância que todos negócios façam uso do marketing digital nas suas estratégias de marketing , já que a eficiência do marketing offline não é a mesma do digital. Algumas vantagens do marketing digital são:

– A Segmentação: Através de campanhas online podemos criar mensagens diferentes para os públicos-alvo da empresa, saindo do padrão faixa etária, cidade e classe social, levando além, como hábitos de consumo até locais que frequentam.

– A rapidez: Suas ações possui resultados instantâneos, já que o consumidor pode realizar a compra em poucos minutos, de qualquer lugar;

– A Viralização: Dependendo da qualidade do conteúdo da empresa, o leitor poderá compartilhar com um número grande de amigos e conhecidos. Aumentando assim a exposição da marca e impactando um público novo.

Precisa de ajuda para montar um bom marketing digital para sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

3 - Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento abrange estratégias de disseminação de marca, prospecção e fidelização. Seu principal objetivo é conquistar e fidelizar clientes, para garantir que o mesmo volte a comprar quando surgir uma nova necessidade. Além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca, compartilhando para amigos, colegas e familiares.

É necessário que se invista em ações que mostrem a intenção de estabelecer confiança e criar uma conexão duradoura. Para conseguir tudo isso, a empresa deve criar um relacionamento que oferece vantagens para seus clientes.

4 - Marketing Institucional

A imagem que as pessoas tem da sua empresa é fundamental para definir se comprarão ou utilizarão seu produto ou serviço.

Por isso o marketing institucional tem como objetivo a divulgação de uma marca e o fortalecimento de sua imagem junto ao público. Suas ações não se direcionam à venda de produtos e serviços e sim em transmitir uma mensagem e uma boa imagem para todos os seus clientes.

É necessário que se use diferentes tipos de marketing para se posicionar no mercado e se tornar a marca Top of mind (primeira marca que se pensa quando falamos de x segmento).

5 - Marketing Direto

O Marketing Direto é o conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover produtos ou serviços usando ações diretas para um público específico, sua busca é por pessoas que já demonstraram interesse pelo o que a empresa oferece. Pois é mais fácil convencer uma pessoa já interessada que uma que não está. Com isso seu custo pode ser menor e os resultados mais rápidos, já que normalmente as campanhas possuem ar de urgência a fim de converter mais clientes.

6 - Marketing de Guerrilha

O marketing de Guerrilha é quando uma marca “entra em guerra” com outra, ou seja, usa estratégias focadas na publicidade criativa para se posicionar diante do público como a melhor opção, muitas vezes são mais agressivas que outras formas de divulgação. E também feita de forma menos agressiva, é uma tática alternativa para criar uma experiência memorável para o consumidor.

É necessário que se tenha bastante criatividade para não correr o risco de passar uma imagem errada, como se posicionar de forma arrogante.

Alguns exemplos de Marketing de Guerrilha:

7 - Mobile Marketing

O Mobile Marketing busca interagir e influenciar um determinado público por meio dos dispositivos mobile, como celulares, tablets entre outros. Mais de 69% dos brasileiros acessam a internet pelo celular e 60 milhões de pessoas no país só usam seu smartphone para navegar. Por isso é imprescindível que as as marcas tenham sites responsivos, que se adaptam a todos os tipos de telas.

Além de que com o crescimento dos smartphones, o número de aplicativos e de pessoas que os utilizam para diversas funções tem aumentado. Apps de redes sociais, como o Facebook e Instagram, passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Investir em Mobile Marketing é uma boa alternativa para a empresa que queira se destacar no mercado sendo um diferencial entre os seus concorrentes.

Alguns exemplos de ações de mobile marketing são:

– Campanha de SMS e/ou WhatsApp

– Campanhas no Facebook

– QR Code

– Páginas de sites responsivos

Lembrando que você não precisa apenas um tipo de marketing, a combinação de vários pode ser a ideal para melhorar a sua estratégia e promover melhores resultados.

E conte com a Co para montar um bom marketing digital para sua empresa, Clique aqui e saiba mais.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp FALE CONOSCO AGORA!

Gostaria de impulsionar
o marketing da sua empresas?

Nós temos as melhores ferramentas e um
time capacitado para fazer sua empresa
decolar com marketing de resultado.

Vamos Conversar sem Compromisso?

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO

Cadastro enviado com sucesso

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Co Telecom will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.